HashTech

Por dentro da Tecnologia

Android x iPhone

android iosNa hora de comprar um novo smartphones, muitos se questionam o que vale mais a pena: Comprar um iPhone ou um Celular Android?
Pesquisando na internet é possível encontrar artigos extramamente tendenciosos tanto para um lado, quanto para o outro, além é claro, de incontáveis discussões entre os usuários.

A seguir explicaremos os pontos positivos e negativos de ambos.

Um pouco de história...

Em 2007 a americana Apple, sob direção de Steve Jobs, lançou o mais famoso smartphone: o "iPhone". O aparelho veio a revolucionar o mercado de smartphones, trazendo uma grande tela touchscreen e permitindo uma navegação extremamente intuitiva. Seu sistema operacional era uma plataforma baseada em HTML. Logo, não tínhamos aplicativos. Todas as aplicações eram páginas da internet que rodariam como um aplicativo na conexão 2G do iPhone. Ainda assim, o dispositivo vinha com ótimos avanços para a época. Enquanto os demais celulares inteligentes faziam apenas navegação Wap, o iPhone fazia navegação real, do mesmo modo como no desktop. 

Em junho de 2008 a Apple apresenta o iPhone 3G, tendo como novidades a navegação de internet 3G, e a inclusão de um Sistema Operacional, o iOS. Com isso foi possível permitir a execução de aplicativos de terceiros e foi lançada a AppStore.

Em novembro de 2007 oficializa-se a Open Handset Alliance - aliança de diversas empresas com a intenção de criar padrões abertos para telefonia móvel. Entre as empresas participantes estão Google, HTC, Dell, Intel, Motorola, Samsung, LG, T-Mobile e Nvidia. É então apresentado ao mundo o Sistema Operacional mais utilizado atualmente, o Android. O primeiro smartphone disponivel no mercado rodando esse Sistema Operacional foi o o HTC Dream, lançado em 22 de outubro de 2008.

Dispositivos

É possível perceber que a Apple é muito mais conhecida pelo seu dispositivo - o iPhone. E a Google, pelo seu sistema - o Android.

O sistema Android pode ser executado em smartphones e tablets de diversas marcas e muitas delas podem realizar alterações em cima dele (o que por vezes o torna mais lento), enquanto o sistema da apple, o iOS, é executado apenas em dispositivos da própria companhia.

Já conhecendo um pouco do conceito e sabendo da história de ambos vamos aos pontos negativos e positivos de cada um:

Custo Benefício:

Apesar de ter lançado versões mais acessíveis, os iPhones continuam tendo um preço bastante elevado, principalmente aqui no Brasil. É possível encontrar aparelhos Android com configurações bem parecidas por um preço melhor. Ponto para o Android. 

Personalização:

Um dos principais pontos positivos do Android, você pode customizar o seu celular para utilizar da maneira que você achar mais adequado. É possível personalizar a tela inicial, adicionar widgets, utilizar diferentes tipos de teclado e configurar diversos atalhos em seu celular Android. 

Usabilidade e Design:

Este é um dos pontos mais fortes do iPhone. A Apple é bem rídiga com certos padroes de usabilidade e desgin de seus aplicativos. A maneira como voce seleciona, abre, e exlcui objetos é diferente entre android e iOS, mas no iOS, certos padroes tendem a prevalecer. Sendo assim o uso se torna mais intuitivo e agradável.

O android é um pouco menos rigido com relação a isso, ele permite mais funcionalidades, porém acaba sendo um pouco mais confuso de se usar.

Loja de Aplicativos:

Recentemente a loja de aplicativos do sistema Android, a Google Play ultrapassou a AppStore na quantidade de aplicativos publicados. Para o usuário não há grandes vantagens em uma ou outra plataforma, ambas possuem muitos aplicativos e os mais utilizados pelos usuários geralmente estão disponíveis em Ambas.

Entretanto, para os desenvolvedores a loja da Apple é mais lucrativa, o que faz com que muitos aplicativos sejam lançados primeiro para iPhones. A Apple revisa todos applicativos antes de serem disponibilizados em sua loja, sendo assim prioriza a qualidade de seus apps. Porém torna-se mais caro para se inscrever e publicar um aplicativo nela.

Segurança:

Muito comenta-se que não existem vírus para dispositivos Apple, o que não passa de um mito. Levando-se em consideração o fato de o sistema Android ser de código aberto e que a quantidade de dispositivos é maior, é mais facil um virus ser criado para invadir esse sistema.
Contudo ambos sistemas são bastante seguros.

Mídias (Fotos, Músicas e Vídeos):

Dispositivos Android não te impedem de copiar músicas, vídeos e fotos do computador para o celular e vice-versa. E em muitos aparelhos, é possível utilizar um cartão sd para isso. Fácil e simples.

Já no iOS essa tarefa é um pouco mais chata, por que você deve ter o iTunes para transferir suas músicas. Se você tem um biblioteca de músicas no iTunes, os dispositivos da Apple são uma boa escolha...

Atualizações:

Os dispositivos da Apple sempre recebem as atualizações do sistema operacional, coisa que não acontece com todos aparelhos Android.

Tranferência de arquivos via Bluetooth:  

Diferentemente de smartphones Android, os iPhones e iPads não realizam transferências de mídias via Bluetooth. 

Integração:

Os dispositivos da Apple destacam-se pela facilidade de integração entre si (e somente entre si). Uma vez q é facil de sincronizar seu iPhone com seu computador Mac por exemplo.  

 

Pesquisar

Facebook

GeraLinks - Agregador de links